Trump diz que só os eleitores o podem retirar dos boletins de voto
O ex-presidente dos EUA Donald Trump saudou hoje a decisão do Supremo Tribunal que impede os estados de o excluírem das eleições primárias e lembrou que apenas os eleitores o podem afastar.
“Não podem remover alguém de uma corrida eleitoral. Os eleitores podem remover uma pessoa da disputa muito rapidamente. Mas um tribunal não deve fazer isso”, disse Trump, que é o favorito para se tornar o candidato republicano nas eleições presidenciais de novembro.
Segundo o Notícias ao Minuto, Trump falou aos jornalistas a partir da sua casa em Mar-a-Lago, na Florida, minutos depois de também ter reagido na sua conta na rede social Truth Social, onde escreveu que a decisão do Supremo Tribunal era “muito boa para a América”.
O Supremo Tribunal dos EUA autorizou hoje Donald Trump a participar nas eleições primárias presidenciais, rejeitando as tentativas de alguns estados de responsabilizar o ex-presidente republicano pela invasão do Capitólio.
Os juízes decidiram hoje – um dia antes das primárias da Super Terça-Feira (onde 15 estados e um território realizam eleições) – que os estados não podem invocar uma disposição constitucional pós Guerra Civil para impedir que os candidatos presidenciais apareçam nos boletins de voto, alegando que esse poder compete apenas ao Congresso.
Esta decisão judicial coloca um fim aos esforços feitos nos estados do Colorado, Illinois, Maine e outros para eliminar Trump das eleições primárias, em que o ex-presidente aparece como favorito à indicação do seu partido.