Projeções dão empate técnico entre o PS e a AD nas eleições europeias

As projeções para os resultados das eleições para o Parlamento Europeu divulgadas pela RTP, SIC e TVI/CNN dão um empate técnico entre o PS e a AD – Aliança Democrática.

De acordo com a sondagem realizada pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a RTP, o PS e a AD ficam empatados, estando os socialistas com um intervalo entre 28% e 34% dos votos, obtendo seis a oito deputados, e a coligação com um resultado entre 28% e 33%, também com seis a oito mandatos.

A mesma projeção com base numa sondagem à boca de urna dá também empate entre a Iniciativa Liberal (IL) e o Chega, com 8% a 12% dos votos, podendo eleger entre dois a três eurodeputados.

A sondagem dá ainda um empate entre o Livre, Bloco de Esquerda (BE) e a CDU, com 3% a 5% dos votos, o que corresponde a intervalo entre zero e um mandatos, enquanto o PAN e o ADN não elegen qualquer deputado.

Também a projeção do ICS/ISCTE/GFK Metris para SIC aponta para uma um empate entre o PS e AD, com um intervalo 29,2% e 33,6% e 28,4% e 32,8%, respetivamente, podendo eleger entre sete e oito mandatos.

A projeção prevê um intervalo entre 7,5% e 10,9% para o Chega, que pode traduzir-se na eleição de dois a três eurodeputados, o mesmo número estimado para a IL (entre 8,1% e 11,5%).

De acordo com a mesma sondagem, a CDU, o BE e o Livre podem eleger um mandato e o PAN zero.

Também a projeção da TVI/CNN aponta para um empate entre o PS e o AD, com vantagem para o Partido Socialista.

A sondagem prevê um intervalo entre 27,7% e 33,7% para o PS, que pode eleger entre seis e oito eurodeputados, enquanto a AD, com uma margem entre 26% e 32% poderá atingir o mesmo número de mandatos.

ALU // JPS

Lusa/Fim

(Visited 2 times, 1 visits today)

You might be interested in