Polícia canadiana detém suspeito de alvejar vários sem-abrigo perto de Vancouver
A polícia canadiana revelou hoje ter detido um homem suspeito de disparar contra vários sem-abrigo num subúrbio de Vancouver, sendo a condição das vítimas por enquanto desconhecida.
A sargento da Real Polícia Montada do Canadá, Rebecca Parslow, explicou que ainda são aguardados detalhes médicos sobre as condições das vítimas.
A maioria dos disparos ocorreram no centro de Langley e outro tiroteio foi reportado na localidade vizinha Langley Township.
A polícia canadiana emitiu um alerta, por mensagem, para que a população evitasse aquela zona no subúrbio de Vancouver, noticia a agência AP.
Mais tarde, as autoridades emitiram um novo alerta a reportar que o suspeito dos tiroteios tinha sido detido.
Inicialmente, a polícia canadiana referiu que não tinha a certeza que o atirador tivesse agido sozinho, mas mais tarde esclareceu que o homem detido deverá ser o único responsável.
Langley fica a cerca de 48 quilómetros a sudeste de Vancouver.
Os tiroteios em massa são menos comuns no Canadá do que nos Estados Unidos.
O ataque com armas mais mortal da história do Canadá aconteceu em 2020, quando um homem disfarçado de policia disparou contra pessoas na sua residência, matando 22 pessoas.
O Canadá reviu as suas leis de controlo de armas após Marc Lepine ter matado 14 mulheres, suicidando-se de seguida, em 1989, na faculdade Ecole Polytechnique de Montreal.
Atualmente é ilegal possuir uma arma não registada ou qualquer tipo de arma de fogo automática no Canadá.
Para a compra de armas, o Canadá exige formação, avaliação de risco pessoal, duas referências, notificação do cônjuge e verificação de antecedentes criminais.
DMC // PDF
Lusa/Fim