Pelo menos 302 pessoas detidas nos EUA por protestos ilegais contra Brett Kavanaugh
Pelo menos 302 pessoas foram detidas na quinta-feira por protestarem ilegalmente dentro do edifício do Senado dos Estados Unidos contra a nomeação de Brett Kavanaugh para juiz Supremo Tribunal, informaram as autoridades norte-americanas.
De acordo com a polícia dos EUA, os manifestantes começaram a protestar nos degraus do Capitólio, edifício onde se encontram o Senado e a Câmara dos Representantes.
Contudo e depois de as autoridades bloquearem os degraus, os manifestantes dirigiram-se para dentro do átrio do Hart Senate Office Building, um de três edifícios de escritórios do Senado norte-americano.
Kavanaugh foi acusado publicamente por três mulheres de abusos sexuais, entre elas Christine Blasey Ford, que há uma semana contou a sua versão numa audiência pública perante o Senado sobre factos supostamente ocorridos durante uma festa em 1982.
O líder da maioria republicana do Senado norte-americano, Mitch McConnell, anunciou na quinta-feira que a câmara alta do Congresso vai votar no sábado sobre a nomeação para o Supremo tribunal do juiz Brett Kavanaugh, na sequência da investigação da polícia federal norte-americana (FBI).
MIM (PCR) // EJ
Lusa/Fim