Neemias Queta em segundo na votação de jogador mais valioso da G League da NBA

O português Neemias Queta ficou em segundo lugar na votação de jogador mais valioso (MVP) da fase regular da G League da liga norte-americana de basquetebol (NBA), sendo apenas superado pelo base Carlik Jones, foi hoje anunciado.

Queta alinhou pelos Stockton Kings, a equipa secundária dos Sacramento Kings, terminando a fase regular com médias de 16,8 pontos, 8,8 ressaltos, 2,4 assistências e 1,9 desarmes de lançamento na liga de desenvolvimento da NBA.

Numa votação efetuada pelos treinadores e diretores gerais das 30 equipas da G League, o poste luso apenas foi batido pelo base Carlik Jones, que alinhou pelos Windy City Bulls, formação secundária dos Chicago Bulls, e foi eleito MVP, enquanto no terceiro lugar ficou David Duke Jr., dos Long Island Nets, formação secundária dos Brooklin Nets.

Neemias, que na formação passou por Barreirense e Benfica, renovou com os Sacramento Kings para 2022/23, em novo contrato de duas vias, que lhe permite atuar na equipa principal e igualmente na secundária, os Stockton Kings, da G League.

O poste, de 23 anos e 2,13 metros, foi o primeiro português a integrar uma equipa da NBA, depois de ter sido eleito pelos Sacramento Kings no 39.º lugar do ‘draft’ de 2021, realizado em 29 de julho, em Nova Iorque.

Na época de ‘rookie’ (2021/22), Neemias cumpriu 15 jogos pelos Kings, nos quais somou 45 pontos (média de 3,0), 31 ressaltos (2,1), oito desarmes de lançamento (0,5) e seis assistências (0,4), em 119.34 minutos (8.0).

Em 2022/23, o internacional luso disputou apenas quatro jogos na NBA, totalizando 12 pontos, nove ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento, em 25 minutos, pelos Kings, equipa que garantiu o apuramento para os play-offs pela primeira vez desde a época 2005/06.

AJO (PFO) // VR

Lusa/Fim

(Visited 61 times, 1 visits today)

You might be interested in