Hutis dizem que atingiram cargueiro militar norte-americano


Os Hutis afirmaram, esta segunda-feira, que atingiram um cargueiro militar norte-americano, no Golfo de Aden, avança a Al Jazeera, citando um comunicado emitido pelo grupo. De acordo com o Notícias ao Minuto, no ataque terão sido usados mísseis navais.

“As Forças Armadas do Iémen afirmam que a retaliação contra os ataques americanos e britânicos é inevitável e que qualquer nova agressão não ficará impune”, refere o grupo rebelde xiita. 

Os Hutis – grupo que controla a capital Saná desde 2014 e que está em guerra com uma coligação liderada pela Arábia Saudita que desde 2015 apoia o governo exilado do Iémen – dizem que os seus ataques visam afetar Israel na sua guerra contra o movimento islamita Hamas.

No entanto, os navios visados pelos seus ataques, na maior parte das vezes, possuem apenas ligações ténues com Israel – ou mesmo nenhuma.

Nos últimos dias, os EUA lançaram várias vagas de ataques aéreos contra instalações militares Hutis, visando bases aéreas sob o controlo dos rebeldes e locais suspeitos de lançamento de mísseis.

(Visited 5 times, 1 visits today)

You might be interested in