Ginasta Simone Biles vai regressar à competição no US Classic em agosto

A norte-americana Simone Biles, ‘estrela’ da ginástica mundial, planeia regressar à competição no US Classic no início de agosto, a primeira prova que efetuará após os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

A informação foi avançada hoje pela federação norte-americana da modalidade (USA Gimnastics), indicando que Biles, que contabiliza sete medalhas olímpicas, quatros das quais de campeã, nos Jogos do Rio2016, integra a equipa feminina no evento de 05 de agosto.

A ginasta esteve afastada nos dois últimos anos, após a sua participação conturbada nos Jogos de Tóquio2020, em que desistiu de participar em algumas provas por questões psicológicas, focando-se, posteriormente, na sua saúde mental.

Em Tóquio, abdicou da prova geral individual e regressou apenas para competir na trave olímpica, aparelho em que conquistou o bronze e a sua sétima medalha em Jogos Olímpicos, igualando o recorde de medalhas da sua compatriota Shannon Miller.

Após os Jogos de Tóquio, Biles, atualmente com 26 anos, tornou-se uma das maiores ativistas na defesa da saúde mental dos atletas.

O US Classic é um dos principais eventos do calendário nacional da federação norte-americana e serve de antecâmara dos nacionais da modalidade, este ano agendados para o final de agosto em San Jose, na Califórnia.

Em 2018, Biles efetuou o regresso no US Classic, após um hiato de dois anos a seguir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas desta vez, a um ano de Paris2024, tem tido uma abordagem mais discreta, descartando a pressão vivida antes de Tóquio.

RPM // MO

Lusa/Fim

(Visited 33 times, 1 visits today)

You might be interested in