EUA/Eleições: Democratas lideram voto antecipado nas intercalares

Mais de metade dos cerca de 10 milhões de norte-americanos que já votaram antecipadamente nas eleições intercalares de 3 de novembro estão registados como democratas, segundo dados divulgados esta terça-feira.

A mobilização democrata surge numa altura em que várias sondagens apontam para ganhos do partido no Congresso, embora os números do voto antecipado não permitam prever o resultado final. Tradicionalmente, os democratas apresentam níveis de participação mais elevados nas fases iniciais, enquanto a afluência republicana tende a crescer à medida que se aproxima o dia das eleições.

O antigo Presidente democrata Barack Obama alertou, entretanto, para os riscos de excesso de confiança perante sondagens que apontam para disputas renhidas.

«Acabamos por perder por dois pontos todas as corridas que chegam empatadas às urnas. Essa é a margem de erro», afirmou durante um jantar com financiadores do partido.

As eleições vão renovar os 435 lugares da Câmara dos Representantes e cerca de um terço dos assentos do Senado. A campanha decorre num contexto marcado pela crise dos combustíveis associada à guerra com o Irão e pela quebra de popularidade do Presidente republicano, Donald Trump.

Trump tem intensificado os comícios para mobilizar o eleitorado conservador, procurando associar os candidatos republicanos à sua agenda política, apesar de não se candidatar nestas eleições.

Entre os estados mais disputados, os democratas lideram no voto antecipado no Michigan, onde representam 55% dos eleitores que já votaram, contra 36% de republicanos. A mobilização coincide com a candidatura ao Senado de Abdul El-Sayed, uma das figuras da ala progressista do partido.

Na Carolina do Norte, a participação antecipada aumentou 37% face às intercalares de 2022. No Iowa, os eleitores registados como democratas têm uma vantagem de cerca de 30 pontos percentuais. Já no Texas, onde o voto antecipado começou esta terça-feira, os condados de Harris e Dallas, tradicionalmente favoráveis aos democratas, registaram níveis elevados de participação.

O Texas não elege um candidato democrata para a Presidência há três décadas. Em 2024, Trump venceu naquele estado por uma margem de 14 pontos percentuais.

A campanha está também a suscitar preocupações entre organizações de defesa dos direitos civis quanto à eventual presença de agentes federais de imigração junto dos locais de votação.

A legislação norte-americana limita a presença de agentes de imigração, militares ou forças policiais armadas nos locais de voto, salvo em circunstâncias excecionais. O Departamento de Segurança Interna afirmou não prever o envio de agentes do Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE) sem uma ordem judicial.

A Human Rights Watch (HRW) pediu, contudo, garantias públicas de que os agentes do ICE se manterão afastados dos locais de votação.

«É necessário que os agentes do ICE recebam uma ordem pública e explícita para se manterem afastados dos locais de voto e de qualquer lugar onde as pessoas estejam a votar», afirmou Philippe Bolopion, diretor executivo da organização.

Uma sondagem realizada em setembro pela Universidade de San Diego revelou que 40% dos inquiridos acreditavam que agentes dos serviços de imigração estariam presentes nos locais de votação.

(Visited 7 times, 7 visits today)

You might be interested in