Costa considera mensagem de Putin “grande desilusão” e elogia discurso de Biden

 O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a comunicação ao país do Presidente russo, Vladimir Putin, foi “uma grande desilusão” e elogiou o discurso feito pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, nas Nações Unidas.

“A mensagem hoje do Presidente Putin é uma grande desilusão para todos os que desejam o fim rápido da guerra e o restabelecimento da paz na Ucrânia e a necessidade urgente de conter os efeitos à escala global que esta guerra está a ter”, declarou António Costa aos jornalistas, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Hoje, numa comunicação ao país, o Presidente da Federação Russa anunciou a mobilização de reservistas, referendos para a anexação de territórios ucranianos e prometeu recorrer a “todos os meios ao seu dispor para proteger” o país, numa alusão ao armamento nuclear, acrescentando: “Isto não é ‘bluff'”.

Segundo o primeiro-ministro, o discurso que Joe Biden fez a seguir perante a Assembleia Geral das Nações Unidas “foi de uma grande serenidade, muito claro a reafirmar que a guerra nuclear não pode existir e que, portanto, essas ameaças são de uma total irresponsabilidade e não é mesmo o caminho a seguir”.

O Presidente dos Estados Unidos da América acusou a Rússia de “violar descaradamente” os valores da ONU com “a guerra brutal e desnecessária” na Ucrânia e condenou a “ameaça nuclear sobre a Europa”, declarando que “é impossível vencer uma guerra nuclear, ela não deve ser travada”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que a mensagem de Vladimir Putin “deve ser encarada com serenidade”, referindo que “já não é a primeira vez” que o Presidente russo “sobe o tom vocal, o tom verbal”.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, Putin falou na Rússia para ser ouvido num momento em que decorre em Nova Iorque o encontro entre líderes mundiais na Assembleia Geral da ONU, “mas o que importa é manter a mesma serenidade, as mesmas posições de princípio”.

IEL (AFE/RJP) // SF

Lusa/Fim

(Visited 6 times, 1 visits today)

You might be interested in