Chega vai propor repatriação de imigrantes com cadastro

O Chega vai propor que os imigrantes com cadastro não possam entrar em Portugal e que aqueles que cometam crimes no país sejam repatriados, anunciou hoje o presidente do partido.

Numa conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, André Ventura começou por saudar “a mudança de posição que PS e IL parecem ter tido em matéria de imigração e de segurança”.

“Há quem pense que estão a corrigir o seu caminho e a aproximar-se das posições do Chega, há também quem diga que é por meros propósitos eleitorais ou eleitoralistas. Não nos importa, o país está a mudar e parece estar a emergir um novo consenso nacional à volta das questões da imigração e da volta das questões da segurança”, defendeu.

O líder do Chega anunciou que o partido vai levar este tema a debate do parlamento no próximo dia 20 de fevereiro e vai permitir que sejam também debatidas iniciativas de outros partidos, além das do Chega.

“Procurando aproveitar o novo ambiente do consenso político, para que já no dia 20 possam ser tomadas decisões fundamentais para o futuro das pessoas”, afirmou.

André Ventura indicou que o Chega vai propor que os imigrantes que cometam crimes em Portugal não possam renovar o visto ou a autorização de residência.

“Procuraremos, atendendo o novo consenso entre todos os partidos, que todos os imigrantes em Portugal que tenham cadastro fiquem à porta ou sejam devolvidos ao seu país de origem e os que cometem crimes em Portugal possam ser repatriados ou deportados”, acrescentou.

O Chega vai propor igualmente um aumento das penas “em um terço dos crimes mais graves que estão a afetar a população portuguesa, nomeadamente os crimes de roubo, de sequestro e de tráfico de droga”, independente da nacionalidade de quem os pratique.

FM // JPS

Lusa/Fim

(Visited 6 times, 1 visits today)

You might be interested in