Trump vai ser julgado e antes das eleições presidenciais

O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai mesmo ser julgado antes das eleições presidenciais norte-americanas, tendo sido rejeitados os recursos da defesa para que o julgamento acontecesse só depois do sufrágio de novembro.

“Os pedidos de recurso do réu foram negados”, disse o juiz Juan Manuel Merchan, citado pela BBC. Aproveitou um atraso num outro processo judicial – que decorre em Washington, em que Trump é acusado de conspirar para anular os resultados das eleições presidenciais de 2020 e que ficou suspenso por causa de um recurso da defesa – para justificar o não adiamento deste julgamento.

O Noticias ao Minuto lembra que o caso, que irá a julgamento em março, se refere à acusação de falsificação de registos comerciais de que Trump é alvo, alegadamente para encobrir um pagamento de 130 mil dólares à atriz pornográfica Stormy Daniels, antes das eleições de 2016, de forma a garantir o silêncio sobre o seu alegado caso extraconjugal.

O julgamento, que começará a 25 de março, será o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos Estados Unidos.

“Isto não é um crime. Este caso poderia ter sido instaurado há três anos, não há caso”, disse Trump antes de entrar em tribunal. Afirmou, ainda, que o caso pretende prejudicar a sua campanha.

Trump, de 77 anos, é o favorito à nomeação republicana para desafiar o presidente democrata Joe Biden nas eleições de 5 de novembro.

(Visited 20 times, 1 visits today)

You might be interested in