Trump nomeia Doug Burgum para expansão de exploração de petróleo
A nomeação do governador do Dakota do Norte, Doug Burgum, para liderar o Departamento de Interior dos EUA, está em linha com as promessas eleitorais do Presidente eleito, Donald Trump, sobre a expansão de exploração de petróleo.
A escolha de Burgum foi oficializada durante um evento no resort Mar-a-Lago, na Florida, na quinta-feira, marcando o início de um mandato em que Trump garante um plano de revitalização do setor energético.
“Burgum é a pessoa ideal para o trabalho. Vamos fazer coisas incríveis com energia e gestão de terras públicas”, afirmou Trump, que lembrou a proximidade do governador com a indústria de combustíveis fósseis.
O Departamento de Interior, que administra cerca de 500 milhões de hectares de terras públicas e águas costeiras, desempenhará um papel central nas promessas de Trump de aumentar a produção de energia e reduzir os custos da fatura energética dos norte-americanos.
Doug Burgum, de 68 anos, é conhecido pelo forte apoio à exploração de petróleo e gás, uma postura alinhada com as prioridades do Presidente eleito.
O governador do Dakota do Norte tem ligações estreitas com empresários do setor, como Harold Hamm, fundador da Continental Resources e um dos principais doadores da campanha de Trump.
A escolha de Burgum não é surpresa, considerando as suas críticas às regulamentações ambientais e o seu histórico de apoio ao desenvolvimento de infraestruturas energéticas, como o controverso projeto de gasodutos de carbono no Dakota do Norte.