Trump ameaça “erradicar” Hamas se grupo violar cessar-fogo em Gaza

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, assegurou hoje que o Hamas será “erradicado” se voltar a violar o acordo de cessar-fogo em Gaza, depois de Israel ter denunciado alegadas violações da trégua.

“Fizemos um acordo com o Hamas segundo o qual eles vão comportar-se bem e, se não o fizerem, vamos erradicá-los, se necessário. Vão ser erradicados e sabem disso”, ameaçou Trump, em declarações aos jornalistas na Casa Branca, ao lado do primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, que está de visita a Washington.

O site Notícias ao Minuto lembra que a declaração surge num contexto de tensão crescente no terreno, após a morte de pelo menos 45 palestinianos em ataques israelitas realizados no domingo contra posições do Hamas, segundo a Defesa Civil de Gaza.

Israel insiste que os bombardeamentos foram uma resposta a disparos do Hamas, o que o movimento radical palestiniano desmentiu.

Enquanto Trump falava em Washington, os enviados norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner reuniam-se em Jerusalém com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para discutir a aplicação do cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos e em vigor desde 10 de outubro.

O Presidente norte-americano garantiu, contudo, que as forças dos EUA não irão intervir militarmente contra o Hamas, assegurando que “dezenas de países” já manifestaram disponibilidade para integrar uma força internacional de estabilização em Gaza.

“Israel interviria em dois minutos, se eu pedisse. Mas, por enquanto, não pedi. Vamos dar uma pequena oportunidade e esperar que a violência diminua um pouco”, disse Trump.

(Visited 12 times, 1 visits today)

You might be interested in