Senado de Nova Iorque aprova resolução que assinala celebração do Dia de Portugal

O Senado do estado norte-americano de Nova Iorque aprovou na terça-feira, por unanimidade, uma resolução que assinala a próxima celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, informaram hoje fontes oficiais.

A iniciativa partiu do senador lusodescendente Jack Martins e foi adotada simbolicamente no dia 25 de abril, na presença da cônsul-geral em Nova Iorque, Luisa Pais Lowe.

“O documento valoriza a relevância da comunidade portuguesa e luso-americana do estado de Nova Iorque e saúda Portugal como país moderno, exemplar em múltiplas áreas, promotor da paz e do diálogo internacionais e detentor de um acervo histórico e cultural notável”, indicou o consulado-geral de Portugal em Nova Iorque numa publicação na rede social Facebook.

“Simbolicamente, a Resolução foi adotada no dia 25 de abril, Dia da Liberdade em Portugal, efeméride que também foi mencionada no plenário. Muito obrigada ao senador Jack Martins pela sua importante iniciativa e por apoiar sempre a promoção de Portugal nos Estados Unidos e a excelência das relações bilaterais entre os nossos dois países”, conclui a mensagem.

O advogado de origem portuguesa Jack Martins concorreu pelo partido republicano para o 7.º Distrito do Senado Estadual de Nova Iorque nas eleições intercalares de novembro passado, das quais saiu vencedor, regressando assim a um cargo que já ocupou.

Martins é filho de emigrantes de uma aldeia chamada Alheira, nos arredores de Barcelos, que se estabeleceram nos anos 1960 na cidade de Mineola, no estado de Nova Iorque, onde o republicano foi presidente da câmara durante oito anos.

MYMM (AYS) // LFS

Lusa/Fim

(Visited 15 times, 1 visits today)

You might be interested in