Resgatado piloto de caça dos EUA que se despenhou no mar na Coreia do Sul
Um caça norte-americano F-16 caiu hoje no mar Amarelo, na Coreia do Sul, durante exercícios, e o piloto, que se conseguiu ejetar, foi resgatado, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
“O avião despenhou-se na água depois de ter descolado de uma base aérea em Gunsan, a 178 quilómetros a sul de Seul”, indicou.
O piloto conseguiu ejetar-se do avião e foi resgatado, escreveu a Yonhap, referindo que o Ministério da Defesa do país asiático não quis comentar.
Também o lado norte-americano na Coreia do Sul não estava imediatamente disponível para confirmar a informação, continuou.
Em maio, um avião dos EUA F-16 despenhou-se numa zona agrícola a sul de Seul, sem causar vítimas, durante um exercício de rotina.
Washington é o principal aliado de segurança de Seul e tem destacados cerca de 28.500 soldados na Coreia do Sul para ajudar a proteger o país da vizinha Coreia do Norte, que possui armamento nuclear.
No vizinho Japão, o exército dos Estados Unidos anunciou, na semana passada, a suspensão da frota de aviões V-22 Osprey na sequência de um acidente que matou oito pilotos norte-americanos, no final de novembro.
CAD // EJ
Lusa/Fim