PALCUS organiza fórum para debater necessidades de saúde na comunidade lusófona nos EUA
O Conselho de Liderança Luso-Americano (PALCUS, sigla em inglês) organizará em outubro o primeiro Fórum de Saúde da Comunidade de Língua Portuguesa nos Estados Unidos (EUA), visando discutir os maiores desafios e necessidades enfrentados pela diáspora lusófona.
O evento, que decorrerá no estado norte-americano de Massachusetts, em 11 de outubro, tem como objetivo “reunir profissionais dos setores médico e de saúde, bem como membros da comunidade para melhorar a comunicação, a compreensão e a educação sobre saúde e estilo de vida” de todas as comunidades de língua portuguesa, indicou a PALCUS, a única organização que representa portugueses e lusodescendentes a nível nacional nos Estados Unidos.
Entre os palestrantes estarão Paulo Pinto, diretor executivo da ‘Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers’ (MAPS), Helena da Silva Hughes, presidente do Centro de Assistência ao Imigrante (IAC), Elsa Oliveira, diretora executiva da Organização Portuguesa para Serviços Sociais e Oportunidades (POSSO), representantes da Associação Cabo-verdiana de Brockton, Lenita Reason, diretora executiva da organização Centro do Trabalhador Brasileiro.
Melhorar a literacia em saúde na comunidade lusófona, fornecer informações sobre doenças que afetam especificamente a comunidade de língua portuguesa nos EUA e abastecer a investigação relacionada à saúde da diáspora lusófona são outros dos objetivos deste fórum.
O evento será acompanhado por uma feira de saúde pública no local, com informações e serviços gratuitos para a população.
“O evento será presencial, assim como será transmitido ao vivo via ‘Zoom’ num esforço para atingir o maior público possível”, explicou a PALCUS em comunicado.
MYMM // ANP
Lusa/Fim