Luso-americano distinguido com Ordem de Mérito na celebração do 105.º aniversário

O empresário luso-americano Manuel Pedroso, considerado um “pilar” da comunidade portuguesa na região de Nova Inglaterra, será homenageado nos Estados Unidos com a imposição de Ordem do Mérito por ocasião da celebração dos seus 105 anos.

A informação foi avançada à Lusa pelo cônsul de Portugal em Providence, Eduardo Ramos, que indicou que a cerimónia está agendada para a próxima segunda-feira – dia em que Manuel Pedroso completará 105 anos – e decorrerá no Clube Social Português, no estado de Rhode Island.

Além de Manuel Pedroso, também a mulher, Maria Pedroso, será distinguida com a Ordem do Mérito.

“Sem eles a emigração portuguesa para Rhode Island teria sido muito diferente”, defendeu o gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que estará presente na cerimónia.

Manuel Pedroso nasceu em New Bedford, em 1919, tendo posteriormente regressado com os seus pais a Portugal, mais concretamente à região de Leiria, de onde eram originários e onde permaneceram até 1942.

“Nesse ano, voltou aos Estados Unidos da América, instalando-se em Providence, onde abriu um negócio de família, o ‘Friends Market’, que tem funcionado há décadas, fornecendo à comunidade portuguesa não só bens de consumo, mas também rádios e televisões, com vantajosas facilidades de pagamento, e privilegiando os produtos idos de Portugal e a presença de jornais portugueses”, explicou, em comunicado, o gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Sempre com a ativa participação da sua mulher, Maria da Costa Pinheiro Pedroso, igualmente solidária com os mais desprotegidos, apoiou a comunidade portuguesa, nomeadamente nos anos 50, por ocasião das erupções do vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial”, assinala ainda a nota.

Na ocasião, o Congresso dos Estados Unidos havia aprovado uma quota especial de imigração para as famílias atingidas pela catástrofe, tendo Manuel Pedroso sido “fiador” para muitas pessoas nessas condições, acolhendo-as e permitindo-lhes reconstituir a sua vida.

“Com Maria Pedroso, sua mulher, foi um apoiante do associativismo na comunidade portuguesa, tendo contribuído para a organização de atividades socioculturais, nomeadamente espetáculos com artistas idos de Portugal”, frisou o gabinete do secretário de Estado.

Além de estar presente na cerimónia de imposição de Ordem do Mérito, José Cesário manterá agenda nos Estados Unidos até quarta-feira, aproveitando para se reunir com diplomatas, conselheiros das comunidades portuguesas, dirigentes associativos, políticos lusodescendentes e membros da Comunidade de Rhode Island e de Massachusetts.

MYMM // RBF

Lusa/Fim

(Visited 7 times, 7 visits today)

You might be interested in