Incêndio ameaça as sequoias gigantes do Parque Yosemite nos Estados Unidos
Um incêndio florestal que está fora de controlo há três dias no Parque Yosemite, no estado norte-americano de Califórnia, ameaça agora as sequoias gigantes, anunciou hoje o espaço.
O incêndio, que chegou ao bosque Mariposa Grove (“The Butterfly Grove”), a área mais popular do parque que contém centenas de sequoias consideradas as maiores do mundo, “estende-se atualmente por 644 hectares e nada o detém”, afirmou hoje as instalações de Yosemite, acrescentado que 360 bombeiros foram mobilizados para o local.
Uma das equipas está a preparar a “Grizzly Giant”, a sequoia gigante mais famosa do parque, para as chamas que se aproximam, regando-a continuamente.
“A 209 pés (64 metros), é a segunda árvore mais alta de Yosemite”, afirmou o Parque, que partilhou as medidas que estão a ser tomadas para a proteger nas redes sociais.
As sequoias gigantes estão entre as árvores mais resistentes ao fogo no mundo e têm sobrevivido durante milhares de ano, porém a seca extrema e os incêndios florestais cada vez mais intensos ameaçam a sua preservação.
Em 2020, cerca de 10 mil árvores do género – cerca de 14% do número total de sequoias no mundo – morreram queimadas.
“Dadas as condições de incêndio, estamos perante mais quatro, cinco, seis meses de muito mau tempo”, alertou o oficial dos bombeiros de Califórnia, Brian Fennessy, em junho.
A área do Parque Yosemite foi amplamente reestruturada e reaberta ao público em 2018.
BZF // PDF
Lusa/Fim