Giuliani vai receber a maior honra civil dos EUA
O ex-presidente da câmara de Nova Iorque Rudy Giuliani está hospitalizado desde sábado após um acidente de carro no estado de New Hampshire, com uma fratura numa vértebra, entre outras lesões, informou o seu porta-voz pessoal no domingo.
O presidente dos Estados Unidos disse segunda-feira que irá conceder ao ex-presidente da Câmara de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honra civil do país, após este ter sido gravemente ferido num acidente.
O também advogado e aliado do presidente Donald Trump viajava numa autoestrada quando parou para ajudar uma “mulher vítima de violência doméstica”, especificou o porta-voz Michael Ragusa numa publicação nas redes sociais.
Segundo o site Notícias ao Minuto, a decisão de Trump de atribuir uma homenagem a um homem que já foi elogiado por liderar Nova Iorque após os ataques de 11 de setembro de 2001 e que mais tarde foi sancionado pelos tribunais e desqualificado por divulgar falsas alegações sobre as eleições de 2020.
Giuliani também foi acusado criminalmente em dois estados, no entanto, negou qualquer irregularidade.
Hoje, Trump, numa declaração nas redes sociais, considerou que Giuliani foi o “maior prefeito da história da cidade de Nova Iorque e, igualmente, um grande patriota americano.”
Durante grande parte das últimas duas décadas, a vida pública de Giuliani tem sido definida por uma notável ascensão e queda.
Depois de liderar Nova Iorque na sequência dos ataques de 11 de setembro, ele lançou uma breve campanha para a nomeação republicana à presidência e tornou-se numa das figuras políticas mais reconhecidas do país.