Filmes de Paula Tomás Marques e Maureen Fazendeiro passam em abril em Nova Iorque

Dois filmes portugueses, de Paula Tomás Marques e Maureen Fazendeiro, vão ser exibidos no festival New Directors/New Films, em abril, em Nova Iorque, revelou a organização.

Este ano o festival apresentará 24 longas-metragens e nove curtas, quase todas em estreia em território norte-americano, entre as quais “Duas vezes João Liberada”, de Paula Tomás Marques, e “Les Habitants”, de Maureen Fazendeiro.

“Les Habitants” cruza ficção e documentário, sobre a reação dos moradores de uma vila dos subúrbios de Paris à chegada de um grupo de pessoas ciganas.

“Enquanto a maioria dos moradores se indigna e exige a expulsão dos recém-chegados, algumas mulheres tentam ajudá-los a habitar o terreno que ocupam”, lê-se na sinopse divulgada pela agência da Curta-Metragem.

Antes de ser exibido em Nova Iorque, “Les Habitants” fará a estreia mundial em março no festival Cinéma du Réel, em Paris.

“Les Habitants”, de Maureen Fazendeiro, realizadora francesa radicada em Portugal, tem coprodução luso-francesa pela Uma Pedra no Sapato e Norte Productions.

“Duas vezes João Liberada” é a primeira longa-metragem de Paula Tomás Marques e teve estreia mundial em fevereiro no Festival de Cinema de Berlim.

O filme foi coescrito por Paula Tomás Marques com June João, que protagoniza, interpretando uma personagem queer ficcional que podia ter existido: Alguém perseguido e marginalizado durante a Inquisição por ter tido uma conduta de vida que não correspondeu às normas da época sobre sexualidade e género.

“Duas vezes João Liberada” é um filme dentro de um filme, com June João a vestir a pele de uma atriz que discute com um realizador como deve interpretar a personagem João Liberada.

Praticamente toda a equipa do filme surge no ecrã a interpretar os seus próprios papéis, expondo ao espectador os bastidores da feitura de um filme, o planeamento de produção, a discussão de argumento, de diálogos e planos, a repetição de cenas.

“Duas Vezes João Liberada” foi produzido de forma independente por Paula Tomás Marques e Cristiana Cruz Forte.

Aquele festival nova-iorquino, a cumprir a 54.ª edição de 02 a 13 de abril, é uma iniciativa conjunta do Museu de Arte Moderna (MoMA) e do Film at Lincoln Center, que acolherá as exibições dos filmes programados.

“Desde 1972, o New Directors/New Films tem revelado realizadores novos e emergentes cuja visão particular e ousadia alimentam a vitalidade e potencial do cinema”, lê-se na página oficial.

Entre os programadores deste festival está o curador e crítico português Francisco Valente, que integra o departamento de Cinema do MoMA.

SS // MAG

Lusa/fim

(Visited 6 times, 1 visits today)

You might be interested in