Rubio defende que Portugal compre aviões norte-americanos F-35
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, defendeu esta quinta-feira, em Lisboa, que Portugal deve escolher os F-35 para substituir os atuais F-16 da Força Aérea.
Durante uma conferência de imprensa após um encontro com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, no Palácio das Necessidades, Rubio classificou os F-35 como “o melhor avião do mundo”.
“O avião vai ser escolhido pelo Governo, eles tomarão a melhor decisão. Eu penso que devem comprar os F-35, porque é o melhor avião do mundo”, afirmou.
O chefe da diplomacia norte-americana garantiu ainda que os Estados Unidos pretendem apenas ter a oportunidade de apresentar a proposta portuguesa, assegurando que será uma solução “muito competitiva”.
A substituição dos F-16 portugueses, cuja frota está envelhecida, continua, no entanto, sem decisão.
Paulo Rangel sublinhou que o processo está a ser conduzido pelo Ministério da Defesa e envolve todo o Governo.
“O Estado português decidirá sempre de acordo com o interesse nacional. Não haverá outro critério”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.