Corrida a ‘mayor’ de Nova Iorque entra na reta final
Os candidatos à autarquia de Nova Iorque fazem hoje um apelo final para levar os eleitores às urnas, à medida que a corrida para liderar a maior cidade dos Estados Unidos se aproxima do fim.
O candidato democrata Zohran Mamdani, o ex-governador Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa estão em ritmo frenético pelos cinco distritos da cidade, na tentativa de suceder ao atual ‘mayor’, Eric Adams, na eleição de terça-feira.
Nos últimos dias, Mamdani dançou com idosos no Lower East Side, em Manhattan, Cuomo jantou no pólo do leste europeu de Brighton Beach, em Brooklyn, e Sliwa foi a uma mesquita no Bronx.
Mamdani, um socialista democrata de 34 anos que lidera as sondagens e pode tornar-se no primeiro autarca muçulmano da cidade, surpreendeu o mundo político ao derrotar Cuomo nas primárias com uma campanha enérgica focada em tornar a cidade num lugar mais economicamente acessível para se viver.
À medida que a corrida se aproxima da linha de chegada, continua a publicar vídeos virais nas redes sociais e a realizar uma campanha de rua incansável, ao mesmo tempo que alerta a sua base de apoiantes progressistas para não se acomodarem e enviarem o máximo de eleitores às urnas.
Cuomo tenta regressar à vida política após renunciar ao cargo de governador há quatro anos, em decorrência de uma série de acusações de assédio sexual que nega.
Concorrendo agora como independente, o político de 67 anos tem-se concentrado nos últimos dias em atrair eleitores republicanos para fortalecer a sua base centrista, apresentando-se como o único candidato capaz de travar Mamdani.
Sliwa, criador do grupo de patrulha contra o crime “Anjos da Guarda” e figura conhecida nas ondas de rádio de Nova Iorque, procura diminuir as hipóteses de ambos os democratas.
O republicano de 71 anos tem percorrido intensamente as ruas e o metro da cidade com a sua inconfundível boina vermelha para disseminar uma mensagem focada na segurança pública.
O Notícias ao Minuto lembra que a votação antecipada na cidade terminou no domingo, e as autoridades eleitorais afirmam que mais de 735.000 votos foram registados.
Nas eleições gerais do ano passado, foram contabilizados 1.089.328 votos presenciais antecipados.
Já nas eleições para autarca de 2021, esse número ficou apenas nos 169.879 votos.