Governo dos EUA envia 300 tropas federais da Califórnia para Portland
O Governo norte-americano enviou hoje cerca de 300 soldados federais da Califórnia para Portland, depois de uma juíza ter impedido o Presidente, Donald Trump, de usar a Guarda Nacional do Oregon, num desafio aos governadores democratas desses dois estados.
Segundo o site Notícias ao Minuto, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, informou que os 300 soldados da Guarda Nacional da Califórnia, que estão sob comando federal desde junho passado, estão a caminho do estado vizinho.
“Este é um abuso de poder vergonhoso. A administração Trump ataca sem pudor o próprio Estado de direito e põe em prática as suas palavras perigosas: ‘ignora as ordens judiciais’ e trata os juízes, mesmo os nomeados por ele, como adversários políticos”, disse Newsom, num comunicado.
Trump terá enviado as tropas californianas para o estado vizinho depois de uma juíza do Oregon, nomeada por ele, ter bloqueado temporariamente no sábado a ordem do Presidente norte-americano de enviar pelo menos 200 soldados da Guarda Nacional do Oregon para Portland para supostamente restabelecer a segurança da cidade.
“Não se trata de segurança pública, mas de poder”, insistiu o governador da Califórnia, que disse que levará novamente o Governo Trump aos tribunais.