Trump anuncia encontro com Xi em outubro na Coreia do Sul e ida à China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que vai reunir-se com o homólogo chinês, Xi Jinping, no final de outubro, na Coreia do Sul e que visitará a China “no início do próximo ano”

O anúncio foi feito após uma conversa telefónica entre os dois líderes, que também aprovaram um acordo sobre o futuro da rede social TikTok.

“A conversa foi muito boa, voltaremos a falar por telefone, agradecemos a aprovação do TikTok e ambos estamos ansiosos por nos encontrarmos na APEC!”, escreveu Trump na rede Truth Social, referindo-se à cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).

Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, durante o telefonema, Xi Jinping sublinhou a importância das relações bilaterais e pediu a Washington que evite restrições comerciais unilaterais.

Esta foi a segunda conversa telefónica entre os líderes desde o regresso de Trump à Casa Branca, num contexto de tensões comerciais após a imposição de tarifas adicionais sobre produtos chineses.

Apesar deste contexto, o Presidente norte-americano manifestou abertura para novos acordos com Pequim, em especial sobre o TikTok, que enfrenta a proibição nos EUA caso a empresa-mãe, ByteDance, não venda a sua participação maioritária.

As negociações entre Washington e Pequim intensificaram-se nos últimos meses, com quatro rondas concluídas desde maio.

(Visited 5 times, 1 visits today)

You might be interested in