Trump afasta envio de tropas dos EUA para a Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos descartou o envio de tropas norte-americanas para a Ucrânia, no âmbito das garantias de segurança de um futuro acordo de paz com Moscovo.
Numa entrevista à Fox News, hoje citada pelas agências internacionais, Donald Trump concordou que as nações europeias assumam a liderança da iniciativa.
Segundo o Notícias ao Minuto, Trump disse que vários países europeus já mostraram disponibilidade para enviar militares para a Ucrânia, como tal “não será um problema” responder às garantias de segurança exigidas pelo homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Na entrevista, divulgada após contactos em Washington que envolveram, na segunda-feira, Trump, Zelensky, e uma delegação de vários líderes de países da UE, o governante deixou claro que os EUA não se vão envolver de forma alguma na mobilização de forças para solo ucraniano.
Mas acrescentou estar “pronto a ajudar”, nomeadamente através do envio de apoio aéreo.
Questionado pela Fox News sobre como podia garantir que não vão existir “tropas dos EUA no terreno” na Ucrânia, Trump respondeu: “Têm a minha garantia”.
“Só estou a tentar evitar que pessoas sejam mortas”, insistiu o chefe de Estado norte-americano.