Autarca de Newark nega ter invadido centro de imigrantes onde foi detido
O presidente da Câmara de Newark, Ras Baraka, negou ter invadido um novo centro federal de detenção de imigrantes durante um confronto que levou à sua detenção na passada sexta-feira.
O autarca foi detido quando protestava contra a abertura de um centro de detenção de imigrantes, informou uma procuradora federal. Testemunhas disseram que a detenção ocorreu depois de Baraka ter tentado participar numa visita às instalações com três membros da delegação do Congresso de Nova Jérsia.
Baraka, que tem estado a protestar contra a abertura do centro esta semana, foi libertado depois de ter passado várias horas sob custódia. Foi acusado de invasão de propriedade e de ignorar os avisos para deixar as instalações.
“Estou chocado com todas as mentiras que foram ditas”, disse Ras Baraka, que afirmou ter sido convidado para uma conferência de imprensa. “Mais ninguém foi preso, eu fui convidado a entrar e depois prenderam-me no passeio.”
Baraka, um democrata que se candidata para suceder ao governador Phil Murphy, adotou a luta contra a administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre imigração ilegal.
Opôs-se agressivamente à instalação do centro de detenção com mil camas, argumentando que a sua abertura não poderia ser permitida devido a problemas com a licença de construção.
FP (HB)//APN
Lusa/fim