Governo dos EUA conclui acordo com Congresso para lei de finanças
O Governo e o Congresso dos EUA anunciaram hoje a conclusão dum acordo para impedir a paralisação dos serviços públicos federais, numa proposta de lei de finanças que deve ser adotada até ao final desta semana.
“Chegámos a um acordo com os líderes do Congresso”, anunciou o presidente norte-americano, Joe Biden, em comunicado, sem indicar o montante do orçamento envolvido nesta lei de finanças.https://66ea5774ead98f461928567cfc6ccff4.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html
Há vários meses que os Estados Unidos têm enfrentado dificuldades na aprovação de uma lei de finanças para 2024, tendo ficado à beira da paralisação dos departamentos do Governo federal.
Enredado em disputas partidárias, o Congresso até agora só conseguiu aprovar uma série de leis que apenas permitem prorrogar o orçamento do Estado federal por alguns dias, no máximo por alguns meses.
Esta semana expira mais um destes micro orçamentos, colocando de novo a possibilidade de uma paralisação parcial da administração federal.
A lista de potenciais consequências é longa: controladores de tráfego aéreo que ficam sem salários, agências federais encerradas, algumas ajudas alimentares suspensas, parques nacionais sem manutenção, entre outras falhas.
O acordo hoje anunciado permite prolongar o orçamento dos Estados Unidos até ao final do período de exercício financeiro, ou seja, até 30 de setembro.
Agora, o documento precisa de ser aprovado na Câmara de Representantes, no Senado, antes de ser promulgado pelo presidente Joe Biden, para afastar a ameaça de mais uma paralisação.
Um outro texto, aprovado em 09 de março, já tinha permitido viabilizar parte do orçamento de 2024.