EUA vão efetuar lançamentos aéreos de ajuda humanitária em Gaza

O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou, esta sexta-feira, que os Estados Unidos vão efetuar lançamentos aéreos militares de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, avança a AFP.

“Há vidas em risco”, disse Biden, em declarações aos jornalistas.  “Vamos fazer tudo o que pudermos”, acrescentou, referindo que esta assistência humanitária deverá começar a ser enviada “nos próximos dias”.

O chefe de Estado norte-americano reiterou ainda que os Estados Unidos continuam a trabalhar num cessar-fogo imediato, de forma a garantir a entrada de mais ajuda no pequeno enclave.

De realçar que este anúncio surge um dia depois as autoridades de saúde de Gaza, controlada pelo movimento islamista Hamas, ter denunciado que mais de uma centena de palestinianos foram mortos e mais de 700 ficaram feridos quando, segundo testemunhas, as tropas israelitas abriram fogo sobre uma grande multidão que correu para retirar mercadorias de um comboio de ajuda humanitária.

O Exército de Israel, contudo, atribuiu a matança a uma “fuga desordenada”. Israel disse que muitos dos mortos foram espezinhados numa debandada ligada ao caos e que as suas tropas dispararam contra alguns elementos da multidão que, segundo eles, representavam “uma ameaça” para os soldados.

A hipótese de lançamentos aéreos militares já havia sido avançada por responsáveis norte-americanos.

Pelo menos 576.000 pessoas na Faixa de Gaza estão a um passo da fome, de acordo com o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU.

(Visited 15 times, 1 visits today)

You might be interested in