Português eleito vice-presidente dos Institutos de Cultura da UE de Nova Iorque
O representante do Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque foi eleito vice-presidente dos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (EUNIC) de Nova Iorque, anunciou hoje o consulado.
José Carlos Adão é o representante do Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque e do instituto Camões, assim como adjunto da coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos.
“Numa grande vitória para a diplomacia portuguesa da cultura e da língua”, José Carlos Adão “foi eleito por uma maioria expressiva dos diretores culturais de diferentes áreas geográficas europeias, tendo todos reconhecido o seu trabalho dedicado naquele grupo desde 2017, a postura sempre construtiva e a sua capacidade de diálogo e de facilitação da realização de projetos”, lê-se na nota publicada pelo Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque na rede social Facebook.
A EUNIC Nova Iorque (sigla em inglês para European Union National Institutes for Culture) agrega os institutos de cultura e língua dos países europeus nesta cidade.
Em 2025, José Carlos Adão irá assumir a presidência da EUNIC Nova Iorque, uma vez que o vice-presidente eleito no ano anterior assume no ano seguinte a presidência desta organização.
Este ano, a presidência do grupo será assumida por Jörg Schumacher, diretor do Goethe-Institut New York.
Na mensagem publicada no Facebook, o Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque expressa o “orgulho imenso” por esta eleição.
SMM // ANP
Lusa/fim