F. Letras da Universidade do Porto e Instituto Camões criam Curso online de Atualização para Professores de Português como Língua Estrangeira

Numa parceria entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, irá decorrer, de 13 a 24 de julho, no âmbito da oferta formativa de verão da FLUP, a primeira edição do Curso a distância de Atualização para Professores de Português como Língua Estrangeira (CAPPLE).

Respondendo aos constrangimentos que ainda se colocam à circulação de pessoas, a decisão do Camões, I.P. e da FLUP de cooperarem no desenvolvimento de uma edição online deste curso, que a FLUP vinha realizando em formato presencial desde 2007, prende-se também com o objetivo de passar, complementarmente, a dispor de uma formação a que, deste modo, poderão aceder docentes em contextos mais longínquos e com menor oportunidade de se deslocarem a Portugal para a formação presencial.

Num momento em que o ensino da língua portuguesa se alarga a um número crescente de países, colocar à disposição dos docentes, da rede EPE e das redes locais nesses contextos, um curso que incide na atualização das suas competências científicas, pedagógicas e didáticas é também uma forma de impulsionar esse crescimento e apoiar um ensino de qualidade da língua portuguesa.

A atestá-lo o facto de o curso, que mantém o carácter intensivo (agora com uma componente síncrona e uma outra assíncrona), ter um registo de acreditação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), relevando, por tal, para a progressão na carreira de Professores em grupos de docência associados à língua portuguesa, e conferir 3 ECTS no Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos.

As candidaturas estão abertas entre 16 e 30 de junho, constituindo público-alvo do Curso Professores de Português como língua estrangeira (PLE) ou Professores de Português como língua materna que desejem formar-se no ensino do Português como língua estrangeira/língua segunda, num e noutro caso desde que detentores de licenciatura no domínio da Língua Portuguesa ou de Estudos Portugueses, obtida em instituição de ensino superior portuguesa ou estrangeira.

Os candidatos poderão igualmente concorrer a uma das 10 bolsas que o Camões IP, no âmbito da sua participação no projeto, coloca à sua disposição, as quais se dirigem, preferencialmente, a candidaturas com origem em países onde o ensino do Português se encontre em fase de implementação como língua curricular.

Para mais informações, consulte:

(https://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=337)

https://www.instituto-camoes.pt/

(Visited 19 times, 1 visits today)

You might be interested in