China acusa EUA de “mentiras descaradas” após Trump falar em indemnização

A China acusou hoje os Estados Unidos de “mentiras descaradas”, após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter admitido a possibilidade de reivindicar uma indemnização a Pequim pelos danos causados pela pandemia do coronavírus.

“Os políticos dos EUA ignoraram repetidamente a verdade e proferiram mentiras descaradas”, disse o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang, em conferência de imprensa, após ser questionado sobre as declarações de Trump.

“Eles têm apenas um objetivo: isentarem-se de qualquer responsabilidade pela forma como geriram a epidemia e desviar a atenção”, acrescentou.

Trump referiu, na segunda-feira, a possibilidade de pedir a Pequim o pagamento de milhares de milhões de dólares em compensação pelos danos causados pelo novo coronavírus.

“Estamos descontentes com a China”, afirmou, em conferência de imprensa. A doença “poderia ter sido parada na fonte e não se ter espalhado pelo mundo”, justificou.

“Existem várias maneiras de responsabilizá-los, estamos a conduzir uma investigação muito séria” sobre esse assunto, acrescentou.

(Visited 176 times, 1 visits today)

You might be interested in