David Valadão perde lugar no Congresso por 529 votos

O político republicano luso-americano David Valadão, que vinha de três mandatos no Congresso, foi derrotado na quarta-feira pelo opositor TJ Cox, dando aos democratas um ganho de sete assentos na Califórnia e 40 em todo o país – o maior desempenho do partido desde a era Watergate em meados da década de 1970.

Cox conseguiu a vitória mais de três semanas depois do dia das eleições, quando os resultados atualizados dos condados de Fresno e Kings aumentaram a vantagem sobre Valadão para 529 votos. Esta foi a última eleição para o congresso de todo o país.

Cox, de 55 anos, esteve 4400 votos atrás do legislador luso-americano do Partido Republicano na noite da eleição, mas ganhou terreno à medida que os boletins de correspondência e outros boletins de votos apontavam para ele.

“Que isso seja uma mensagem para todos os republicanos”, disse o Comité Democrata de Campanha do Congresso num tweet alegando vitória.

O padrão é familiar na Califórnia, onde os republicanos tendem a votar cedo e os democratas mais tarde; os boletins de voto no dia da eleição são contados desde que sejam recebidas pelos funcionários eleitorais dentro de três dias. Outros foram contados quando assinaturas e outros detalhes foram verificados, um processo que leva semanas para ser concluído.

Valadão tem sido um eterno alvo dos democratas desde a sua primeira eleição em 2012, quando o 21º Distrito Congressional se apoia  no registo de eleitores. Mas Valadão foi prevalecendo, chegando mesmo a ganhar em 2016, quando Hillary Clinton levou o distrito em dois dígitos, graças a um foco implacável em questões locais.

O distrito de Central Valley, que se assemelha à Interstate 5 de Fresno a Bakersfield, é bastante rural, e Valadão, que vem de uma família de agricultores, fez um bom ajuste.

Mas a onda anti-Trump que ajudou a transformar o tradicional republicano Orange County em novembro também alcançou Valadão, que foi atacado implacavelmente por Cox pelo seu quase 100% de votos para a agenda do presidente.

Com a saída de Valadão, os republicanos terão apenas sete dos 53 assentos na Califórnia. Esse é o número mais reduzido desde 1947, quando a Califórnia tinha apenas 23 assentos, segundo a Political Data, uma empresa que acompanha as tendências dos eleitores.

O ganho de 40 assentos em todo o país é o maior para os democratas desde 1974, quando o partido aumentou 49 depois que o presidente Nixon renunciou sob ameaça de impeachment e demissão do cargo devido ao escândalo de corrupção de Watergate.

(Visited 54 times, 1 visits today)

You might be interested in